Em continuum: identidades, relações e aprendizagens
Com a exposição da comunidade educativa do CIOS, que intitulámos «Em continuum: identidades, relações e aprendizagens», aproximamo-nos do final do ano letivo 2019-2020 em celebração. Agora, convidamos todos a visitarem esta exposição, percorrendo os 6 capítulos do continuum.
Celebramos as vivências plurais da comunidade educativa do Centro Infantil Olivais Sul. Crianças e famílias, profissionais e parceiros da comunidade, contam-nos histórias de emoções e sentimentos, de interações e relações, de experiências e aprendizagens. Histórias que nos mostram uma miríade de “eus” que compõem um “nós”, a comunidade educativa do CIOS. São várias e diversas as narrativas que compõem esta história plural.
E esta história leva-nos pelo continuum de processos identitários, relacionais, colaborativos e transformadores. Porquê continuum? Porque nos remete para o seu sentido amplo da representação de acontecimentos sequenciais, conectados e evolutivos, aparentemente ininterruptos. Ou seja, o que parecem ser acontecimentos em contínuo, sem intervalos, são antes acontecimentos acometidos por tensões e variáveis que fomentam crescimento e transformação. Como nos diz o autor C. S. Lewis, “Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento.”
A história plural da comunidade educativa do CIOS é um continuum, com imprevistos e inquietações, desenrolando-se num crescendo interligado. E como se tece este continuum com o inesperado, o desassossego e a mudança? Esta é a questão de partida para a história que contamos nesta exposição celebratória.